domingo, 15 de junho de 2014

Entrevista professora maluquinha - 1º parte

Christiane Oliveira é formada em estudos sociais, exerce a profissão de professora há 22 anos, trabalha com séries iniciais, alfabetização, tendo como enfoque especial à literatura infantil, é assessora pedagógica do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Canoas, além de escrever artigos sobre educação e dar dicas de leitura para o jornal O Pequeno Aprendiz.

A “professora maluquinha”, como é conhecida em Canoas, por seu trabalho realizado com as obras do escritor Ziraldo, concedeu uma entrevista para o nosso blog, sendo esta a primeira parte dela. Confira abaixo!


Como usar o livro em sala de aula?
     “O livro é uma ferramenta pedagógica que apóia o professor, serve muitas vezes como base na introdução de um tema a ser trabalhado.”


Qual o papel da literatura na formação da criança?
     “A literatura serve como autoconhecimento, reforça valores sociais, apresenta modelos a serem seguidos. A criança torna-se apta a participar, inferir e transformar realidades existentes exercendo a sua cidadania por meio da leitura.”



Como apresentar de maneira sedutora a literatura, despertando o gosto pela leitura para essas crianças que já nascem em uma geração digital?
     “O livro nunca perderá seu valor. Ao contar histórias o educador precisa entrar nesse mundo mágico, fazer caras e bocas, mudar a entonação da voz. Brincar com palavras, deixar o aluno curioso para saber o fim da história.”
           

Quanto à internet, você acredita que ela pode se converter numa aliada da leitura?
     “A internet é uma forte aliada da leitura, pois através das imagens e sons desperta o interesse do aluno.”


Todos os livros de literatura infantil podem ser usados com fins pedagógicos?
     “O livro não precisa ser sempre usado para fins pedagógicos. O livro antes de tudo precisa ser prazeroso,  contendo imagens e textos agradáveis. A aprendizagem é uma conseqüência da interação do leitor e livro.”
                       

Que títulos não podem faltar na biblioteca da escola em sua opinião?
     “Autores como Ziraldo, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Mário Pirata, Elias José, Ruth Rocha fazem parte do cotidiano infantil.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário