segunda-feira, 12 de maio de 2014

O hábito da leitura




       É de suma importância o incentivo à leitura para que o hábito de leitura seja adquirido pela criança. Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler, à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende na escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida. Ler é aproximar-se do imaginário, é ter a curiosidade saciada, é descortinar um mundo repleto de conflitos e vitórias. Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor.

    A leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola. O contato com leituras traz o necessário e saudável hábito de gostar dos livros. Não adianta “ler por ler” sem compreender ou sem interesse. Interpretar é um processo contínuo de exercício mental. É um processo que se aperfeiçoa e se constrói ao longo dos anos.

     A leitura de todos os tipos de textos deve ser aperfeiçoada todos os dias. Leitura não é apenas a dos textos escritos: músicas, cartazes, propagandas, avisos, manchetes, pessoas, sons, cores, entre outros, é preciso que se leia de tudo, que se leia muito, inclusive, expressões, gestos, sensações e sinais.

   
A leitura deve, ter uma presença constante na vida da pessoa. Considerando ainda que um hábito é adquirido, não se nasce com ele. Por isso, é fundamental o incentivo à leitura para que o hábito de leitura seja adquirido pela criança.

     É muito importante para o ser humano saber ler. E que, para que a humanidade avance, é necessário não apenas decifrar códigos mas, a partir dele, elaborar novos pensamentos. Outro conceito interessante a considerar sobre o hábito de leitura é a forma de comunicação que se estabelece entre leitor/escritor. O escritor produz um texto que é seu pensamento impresso. O leitor é quem se interessou pelo texto e que vai fazer sua própria leitura e dar uma interpretação a esse texto que pode ser igual ou diferente à que o próprio escritor tem para si.

    Enfim, o texto foi escrito por uma determinada pessoa, mas como a leitura é uma atividade individual, sem intermediários, que mobiliza a capacidade de uma pessoa, torna-se também uma atividade praticamente tão criadora como escrever. 

    Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 

     A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 


     Segundo Tainah Medeiros, "a leitura é um hábito que se cria, e como todo hábito deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar. Os pequenos geralmente aprendem a ler por volta dos cinco anos, mas precisam ser inseridos no mundo da leitura antes dessa idade. Para isso, devemos aproveitar o comportamento infantil natural de observação e imitação das atitudes dos pais, além de relacionar a atividade a outras atrativas e divertidas.

   O primeiro passo é tornar os livros mais atraentes, e aí entra o papel fundamental dos pais ou responsáveis. Segundo Ramicelli: “Para as crianças se apaixonarem pelos livros, não é preciso saber ler. Isso pode acontecer sem que elas sejam alfabetizadas. Elas precisam ser estimuladas a ter contato com a leitura antes mesmo de completarem um ano. É necessário que o educador passe um tempo lendo para a criança. A leitura pode ser feita de inúmeras maneiras, mas o ideal é que seja de modo lúdico. Vale apostar em encenações teatrais, fantasias, fantoches e contar com a ajuda de algum instrumento musical que o leitor saiba tocar, sempre estimulando e incentivando a participação do pequeno na brincadeira”
    Acreditamos que o hábito pela leitura infantil inicia-se no lar com a ajuda dos responsáveis das crianças, oferecendo a elas com delicadeza a inspiração que a literatura trás consigo de um mundo imaginário, despertando nelas a criatividade e o fascínio pelas novas descobertas realizadas na viagem de cada livro.
Referencias



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